domingo, 2 de novembro de 2014

Psicologizando... #1


Pais e Professores: Aliados na Educação

Os pais e os professores são os principais agentes na educação das crianças. Os professores possuem os conhecimentos científicos e pedagógicos necessários para ensinar as crianças. Além disso, têm a oportunidade de observar o comportamento da criança no contexto de um grupo de crianças da mesma idade. Os pais, por seu lado, conhecem mais profundamente a criança, ao nível das suas características, do seu temperamento, das suas preferências e das suas necessidades. Se esta aliança for criada entre pais e professores existirá uma troca de conhecimentos que se irão complementar, promovendo a construção de uma relação de respeito e de apoio mútuos.

Este envolvimento deverá acontecer desde o início do ano letivo – agora! Procure agendar uma reunião com o professor do seu filho para que possam em conjunto encontrar um horário viável, estabelecendo assim um contacto regular. Nos primeiros encontros, certifique-se que o professor é informado sobre questões familiares (por exemplo, divórcio na família, nascimento de uma criança, morte de um familiar, mudança de residência) ou de saúde (por exemplo, limitações físicas, dificuldades na visão ou audição, alergias, necessidade de medicação num horário específico) que possam ter repercussões no comportamento da criança. Considerando as limitações de tempo, quer dos pais, quer dos professores, é vantajoso que estabeleçam mecanismos de comunicação formais (reuniões) e informais (via e-mail ou telefone). Tente ser breve, claro e conciso nas reuniões. Lembre-se que o professor do seu filho é também professor de muitas outras crianças cujos pais desejam a mesma atenção. Ouça o professor com atenção, reconheça o seu ponto de vista e peça-lhe sugestões para a resolução dos problemas escolares. Mantenha um discurso positivo e concentre-se na resolução do problema ao invés de se centrar em acusações. Procure saber como o seu filho se comporta e está integrado na escola fazendo algumas perguntas ao professor, tais como: quem são os amigos do meu filho?, como é que o meu filho brinca?, ele participa nas aulas?, como é que está a decorrer o processo de aprendizagem?, como posso ajudá-lo em casa?. Aproveite para expressar as suas preocupações relativamente ao seu filho e não acumule “queixas”. Mostre-se sempre disponível para colaborar com o professor e para dar continuidade em casa ao trabalho que está a ser desenvolvido na escola. Dessa forma, o seu filho irá ter a perceção de que tem “uma equipa educativa” capaz de o ajudar e de dar suporte mesmo nos momentos de maior dificuldade.

Esta abordagem abre caminho para uma boa relação entre si e o professor, preparando-o para encontrar a melhor forma de trabalhar com o seu filho através de um programa educacional baseado no conhecimento das suas necessidades emocionais e académicas específicas. A longo prazo, este compromisso de se aliar ao professor poderá eventualmente poupar tempo, na medida em que ambos se sentirão mais apoiados. Para o seu filho, fará toda a diferença!
 

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