Pais e Professores: Aliados na Educação
Os pais e os professores são os
principais agentes na educação das crianças. Os professores possuem os
conhecimentos científicos e pedagógicos necessários para ensinar as crianças.
Além disso, têm a oportunidade de observar o comportamento da criança no
contexto de um grupo de crianças da mesma idade. Os pais, por seu lado, conhecem
mais profundamente a criança, ao nível das suas características, do seu
temperamento, das suas preferências e das suas necessidades. Se esta aliança
for criada entre pais e professores existirá uma troca de conhecimentos que se
irão complementar, promovendo a construção de uma relação de respeito e de apoio
mútuos.
Este envolvimento deverá acontecer
desde o início do ano letivo – agora! Procure agendar uma reunião com o
professor do seu filho para que possam em conjunto encontrar um horário viável,
estabelecendo assim um contacto regular. Nos primeiros encontros, certifique-se
que o professor é informado sobre questões familiares (por exemplo, divórcio na
família, nascimento de uma criança, morte de um familiar, mudança de residência)
ou de saúde (por exemplo, limitações físicas, dificuldades na visão ou audição,
alergias, necessidade de medicação num horário específico) que possam ter
repercussões no comportamento da criança. Considerando as limitações de tempo,
quer dos pais, quer dos professores, é vantajoso que estabeleçam mecanismos de
comunicação formais (reuniões) e informais (via e-mail ou telefone). Tente ser
breve, claro e conciso nas reuniões. Lembre-se que o professor do seu filho é
também professor de muitas outras crianças cujos pais desejam a mesma atenção.
Ouça o professor com atenção, reconheça o seu ponto de vista e peça-lhe
sugestões para a resolução dos problemas escolares. Mantenha um discurso
positivo e concentre-se na resolução do problema ao invés de se centrar em
acusações. Procure saber como o seu filho se comporta e está integrado na
escola fazendo algumas perguntas ao professor, tais como: quem são os amigos do
meu filho?, como é que o meu filho brinca?, ele participa nas aulas?, como é
que está a decorrer o processo de aprendizagem?, como posso ajudá-lo em casa?. Aproveite
para expressar as suas preocupações relativamente ao seu filho e não acumule
“queixas”. Mostre-se sempre disponível para colaborar com o professor e para
dar continuidade em casa ao trabalho que está a ser desenvolvido na escola.
Dessa forma, o seu filho irá ter a perceção de que tem “uma equipa educativa”
capaz de o ajudar e de dar suporte mesmo nos momentos de maior dificuldade.
Esta abordagem abre caminho para
uma boa relação entre si e o professor, preparando-o para encontrar a melhor
forma de trabalhar com o seu filho através de um programa educacional baseado
no conhecimento das suas necessidades emocionais e académicas específicas. A longo
prazo, este compromisso de se aliar ao professor poderá eventualmente poupar
tempo, na medida em que ambos se sentirão mais apoiados. Para o seu filho, fará
toda a diferença!
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