terça-feira, 4 de novembro de 2014

Encontros com lições de vida... #1

"Olá! Há tanto tempo que não estava contigo. Então que tens feito? Está tudo bem contigo?"
E assim começou ontem o meu almoço de trabalho...
 
Almoço todos os dias no meu local de trabalho geralmente com colegas que partilham o mesmo gabinete comigo. Ontem, além das colegas habituais, almoçamos com um colega com quem já não estava há algum tempo - o E.
O E. é um rapaz simpático, afável, mas que neste momento está a passar por uma situação bastante complicada a nível familiar. A nível pessoal, o E. apresenta bastantes limitações, comprometendo-o a diversos níveis (i.e. social e profissional).
Durante o almoço, enquanto mantinhamos uma conversa tranquila, comum, aquele tipo de conversa que eu costumo denominar conversa-de-nem-vai-nem-vem surge uma pergunta diriga ao E.: "E então ainda fazes voluntariado?".
A sua resposta foi: "Sim, quer dizer não. Não sei, depende... É assim, voluntariado na instituição X e X deixei de fazer assiduamente por causa da falta de tempo. Vou apenas pontualmente, ou quando me pedem. Mas faço voluntariado todos os dias."
Eu e as minhas colegas ficamos um pouco atordoadas com a resposta sem saber muito bem o que dizer: "mas então não fazes voluntariado e fazes todos os dias?".
O E. baixou os olhos, riu-se e com a sua expressão introvertida disse-nos: "Sim! Eu não faço aquele voluntariado que fazia semanalmente. Porém faço no meu dia-a-dia pequenos gestos, um sorriso, uma palavra. Tento nunca deixar passar nada em branco. Quero sempre deixar uma marca minha. No fundo, no fundo eu sei que posso estar mal, mas existem muitas pessoas que estão piores do que eu e que sofrem mais."
Depois desta resposta, todas nós olhamos para as nossas "marmitas", garfada atrás de garfada... Muito provavelmente conseguimos ter o mesmo pensamento: "Caramba, temos sempre algo que dizer, e aquelas pessoas que mais precisam são também aquelas que mais (se) dão sem olhar a quem." Posso dizer-vos que me senti a criatura mais pequenina e mais insignificante à face da Terra.
 
Foi sem dúvida uma lição de vida! Obrigada E.!

2 comentários:

  1. Gostei muito deste texto. As pessoas que estão mal, são sempre aquelas que mais dão, talvez por isso mesmo, por saberem o quanto é bom ouvir palavras reconfortantes.

    Estrela Ao Luar
    http://estrela-ao-luar.blogspot.com

    ResponderEliminar