sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Quem sou eu?

A fotografia que me identifica neste blog é um Beija-Flor. Porquê?

De onde vêm?

O Beija-Flor é uma ave da família Trochilidae e da ordem dos Apodiformes. Existem cerca de 325 espécies conhecidas desta ave. Este grupo de aves é originário da América, sendo que a maior diversidade se encontra no Brasil e no Equador.

Que características tem?
O Beija-Flor é uma ave de pequeno porte, medindo entre 6 a 12 centímetros e pesando entre 2 a 6 gramas. A sua plumagem é colorida e brilhante, contudo a sua coloração não é devido à pigmentação das penas, mas sim pela iridescência na disposição das penas (fenómeno ótico que faz refletir as cores do arco-íris) , influenciada pelos níveis de luz e humidade. O seu bico é geralmente longo e encontra-se adaptado ao formato da flor que constitui a base da sua alimentação. A sua língua é bifurcada e extensível e é usada para extrair o néctar das flores. O seu esqueleto e os seus músculos estão adaptados de forma a permitirem um voo rápido e extremamente ágil, em qualquer direção. São capazes, ainda, de permanecerem imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido. Por seu lado, as patas desta ave são pequenas demais, não permitindo que salte ou caminhe, sendo o seu único objetivo o de se agarrar ao ninho ou a penhascos.

Que capacidades têm?
Relativamente às suas capacidades, o Beija-Flor apresenta uma visão muito apurada e além de conseguirem identificar cores, estas aves são das poucas que conseguem detetar as cores no espectro violeta.
Apesar do seu pequeno tamanho, o Beija-Flor é uma das espécies de aves mais agressivas e por vezes atacam aves maiores por invadirem o seu território. As maiores ameaças à preservação deste grupo são a destruição, degradação e fragmentação do seu habitat.

Simbologia do Beija-Flor:
O Beija-Flor é um animal que tem um grande valor simbólico associado. No Xamanismo, esta ave representa o amor romântico, a alegria, a cura, a sorte, a suavidade, a proteção espiritual e a capacidade de clareza para enfrentar os obstáculos da vida com serenidade e aceitação. O Beija-Flor ensina-nos a suavidade do viver contemplando tudo o que há e principalmente procurar o nosso estado no universo interior de cada um. Representa ainda o conhecimento proveniente das várias flores que prova, a astúcia e a inteligência.

E Eu?
Eu identifico-me com este animal, tão pequenino, mas tão poderoso. Comparo os meus pensamentos ao seu voo rápido e nas várias direções - a minha mente encontra-se em constante reboliço, sem direção certa... E após este estado de ativação, tal como o Beija-Flor, aproveito a visão interior para ler, refletir, olhar de uma outra forma, sentir e procurar um sentido para tudo o que surge na mente. Eu sinto-me também ameaçada quando invadem o meu habitat, o meu espaço, o espaço que habituei a minha mente inquieta a percorrer. Finalmente, a sua simbologia retrata o meu objetivo presente: a busca de algo mais, a busca interior, o encontro com o Eu Espiritual.
 
Espero que façam este saltitar de flor em flor (de pensamento em pensamento) comigo, para que juntos consigamos chegar mais longe.

Sem comentários:

Enviar um comentário