sábado, 18 de outubro de 2014

Isso também passa!

"Isso também passa."
(Chico Xavier)

Cruzei-me com esta frase esta semana e tem tido um enorme impacto no meu dia-a-dia.
 
Quantas dores, quantos problemas, quantos desafios, quantas preocupações, quantas paixões, quantos desejos, se aglomeram, se tornam em autênticas bolas de neve que vão rolando cada vez mais depressa, envolvidas numa neve que deixa de ser branca e passa a ter as tonalidades acinzentadas ou até mesmo negras? Apenas porque para nós aquilo é a prioridade.
Já parou para pensar se valerá realmente a pena tudo aquilo que tem em mente neste momento e que o preocupa e que até de certa forma o faz sofrer?
 
Tal como, todos os dias reservamos um tempo para a nossa higiene pessoal, deveríamos também reservar, no mínimo, o mesmo tempo para a nossa higiene mental. Perceber até que ponto as nossas prioridades são de facto as mais importantes? Até que ponto não atribuímos prioridades a umas quantas coisas para podermos dizer "não tenho tempo" para as coisas que realmente importam, mas que nos custam fazer? Até que ponto damos valor a algo que é tão passageiro, tão transitório e tão superficial? Até que ponto as consequências de um ato não serão maiores do que o prazer que ele nos dá? As pessoas correm todas de um lado para o outro, o tempo é sempre escasso, a pressa está sempre presente, mas para onde corremos nós com tanta pressa? Se tudo o que é superficial passa, centremo-nos no que realmente é importante e veremos dessa forma que temos tempo de sobra para todas as tarefas.
 
Comecemos pelos nossos pensamentos e façamos um filtro dos pensamentos importantes e dos pensamentos secundários. Passemos para as nossas ações e façamos aquilo que for melhor para nós tendo sempre em conta o bem do maior número de pessoas à nossa volta. Vigiemos o nosso discurso, as nossas palavras e conversemos com as pessoas ao nosso lado de forma positiva e com esperança. E, acima de tudo, centremo-nos no momento presente, no agora. O passado deverá servir apenas para aprendermos lições de vida e o futuro será traçado consoante o dia de hoje, portanto a nossa atenção plena deverá ser para o agora e não para o que vou fazer a seguir.
 
Lembre-se que o que realmente fica é aquilo que cada um é, na sua forma mais pura e genuína. Tudo o que é material, tudo o que é superficial passa de um momento para o outro.
Para quê perder tempo com isso?


2 comentários: