terça-feira, 21 de outubro de 2014

Natal... Já?

A rádio faz-me sempre companhia durante os meus trajetos de carro diariamente: casa - trabalho e trabalho - casa. Como tal, os momentos menos apeltativos (publicidade) passam completamente despercebidos ao meu ouvido. A minha audição parece fazer uma seleção inconsciente.
 
No entanto, hoje, a caminho do trabalho, dei por mim a ouvir uma publicidade. Não sei bem do que era, contudo a música de fundo eram sinos, aquele som típico do Natal. Fiquei chocada com tal facto. Hoje, dia 21 de outubro, e já passam publicidades de Natal? Obviamente que desta forma as coisas, os momentos e as datas se tornam banalizadas. Já não existe aquele gostinho especial, aquela ânsia por esperar ver as monstras a vestirem-se de bolinhas, pinheiros, estrelas... As músicas de Natal deixam de provocar aquela sensação de Felicidade e de Esperança, porque se ouvem com meses de antecedência, dando lugar a sentimentos de aborrecimento...
O mais grave é que se tratam de publicidades que apelam ao consumismo e ao materialismo, ao invés de ser algo que de facto promova os valores Natalícios. Como é que queremos que as crianças não tenham listas infindáveis de brinquedos e de coisas?
 
Porém, nós podemos reverter esta situação, dando prioridade e valorizando o que é realmente importante no Natal: a partilha, a família, a amizade, o carinho, a esperança, a felicidade, os sorrisos. E acreditem que isto só é possível quando nós e as nossas crianças pensarmos no Natal como o Dia da Família e não como o Dia dos Presentes ou o Dia do Pai-Natal!

2 comentários:

  1. Aiiiiii como o tempo passa! Parece que ainda ontem estava a festejar o ano novo (2014) e daqui a nada já estamos é em 2015!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Resta-nos aproveitar cada dia e cada nova oportunidade da melhor forma...

    ResponderEliminar